CUIDADOS BÁSICOS COM A PELE
Contamos atualmente com diversos tipos de cremes com ativos eficazes e poderosos para cuidar da nossa pele. Porém, existem três cuidados básicos que devem fazer parte de nossa rotina de cuidados e que nenhum tratamento estético ou creme substitui: limpar, tonificar e hidratar.
1- Limpar ( do jeito certo):
Esse passo é fundamental para cuidar da nossa pele. A limpeza remove a poluição acumulada na superfície da pele, os resíduos de creme e o excesso de oleosidade.
A recomendação é escolher o produto certo para o seu tipo de pele:
– o gel e a espuma são ideais para peles mistas e oleosas;
-o sabonete líquido e a mousse combinam com todas, inclusive com as normais e as secas;
-sabonetes em barra são indicados para peles oleosas e acneicas.
Limpe a pele do rosto duas vezes por dia: pela manhã (para remover os vestígios do creme da noite e o excesso de oleosidade) e antes de dormir, depois de retirar a maquiagem. Um produto não substitui o outro: enquanto o demaquilante retira os pigmentos da maquiagem, o sabonete, o gel ou a mousse se encarregam da oleosidade e da sujeira.
2- Tonificar (para equilibrar e complementar a limpeza)
Após a retirada das impurezas com sabonete, gel ou espuma, o PH da pele (que normalmente varia de 4,5 a 6, moderadamente ácido, para protege-la de bactérias ou fungos) fica alterado, o que pode provocar poros obstruídos, acne ou favorecer o envelhecimento.
A loção tônica (que muitas pessoas esquecem ou julgam desnecessária) restabelece esse equilíbrio do PH e complementa a limpeza, removendo resquícios de creme, maquiagem o oleosidade que a limpeza não retirou completamente.
Também melhora a ação do hidratante – por equilibrar o PH da pele , o creme facial consegue penetrar com mais eficiência.
3- Hidratar (de manhã e à noite)
Com a pele limpa e tonificada, aplique um hidratante que mantém a umidade e trata a pele.
Pela manhã a aplicação do hidratante deve ser seguida pela aplicação de um filtro solar, ou pode ser utilizado um produto “2 em 1”, ou seja, que tenha filtro solar na formulação. O filtro solar deve ser de fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30.
À noite é o período em que a pele se renova e absorve melhor os nutrientes.Por isso, o hidratante da noite deve conter ativos que tratam problemas específicos da sua pele (flacidez, fotoenvelhecimento, oleosidade, acne, manchas, ressecamento, etc).